Clareamento Dental

A busca por um sorriso mais branco vem se tornando a cada dia mais comum. O Clareamento Dental é uma solução não invasiva que clareia a superfície dental e causa uma melhor impressão de dentes limpos.

 

Está indicado para dentes que estão amarelados por alimentos, medicamentos, fumo ou pela idade. O grau de clareamento varia de pessoa para pessoa e depende da concentração e uso contínuo do gel. Deve-se levar em consideração a causa do manchamento, pois algumas manchas não conseguem ser clareadas apenas pelo clareamento, necessitando de algum outro procedimento estético como facetas de porcelana ou resina.

 

Sua duração não é permanente e retoques a cada dois ou três anos são necessários. Hábitos alimentares como a ingestão de café, chá, refrigerante, vinho ou qualquer outro que possua corantes pode diminuir o tempo entre um clareamento e outro.

 

São três as maneiras de realizar um clareamento dental: o clareamento de consultório, o caseiro e a associação dos dois.

 

O clareamento de consultório surgiu da necessidade da urgência em se obter dentes clareados para algum evento ou caso o paciente se sinta desconfortável para realizar o tratamento caseiro. É utilizado um gel clareador de alta concentração e feitas sessões de aproximadamente 60 minutos cada uma. Normalmente, o tratamento se encerra com 2 ou 3 sessões.

 

No clareamento caseiro são confeccionadas plaquinhas de silicone individuais para cada paciente e dentro delas é colocado o gel clareador com menor concentração em relação ao clareamento de consultório. Deve ser utilizado diariamente por até 4 horas durante 3 a 4 semanas.

 

A associação das duas formas de clareamento consiste na realização do clareamento de consultório inicialmente e, após, a utilização das plaquinhas por até duas semanas em casa. Finalizado o clareamento caseiro, é realizada uma última aplicação do gel clareador no consultório. Considerando todos os casos finalizados, concluímos que esse é o método mais eficaz, permitindo um clareamento maior e duradouro.