noticia1

Como deixar os dentes limpos e manter a saúde bucal?

Uma correta higiene bucal proporciona e mantém os dentes e gengiva saudáveis, livre de doenças e do mau hálito. Uma boca saudável além de contribuir para uma boa aparência, é importante para que não haja desconfortos na hora de falar e para mastigar corretamente os alimentos.

Deve-se manter os dentes sempre limpos, pois a associação de restos alimentares mais as bactérias existentes em nossa boca formam uma massinha esbranquiçada na superfície dos dentes chamada de placa bacteriana. Além disso, se essa placa não for removida totalmente ela calcifica com a ajuda dos minerais da saliva e formam o tártaro. O acúmulo de placa bacteriana é o principal responsável pela formação de cáries e inflamações na gengiva.

A maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar dos dentes é prevenindo com escovação e o uso do fio dental após cada refeição para a manutenção de dentes limpos e livres de qualquer resíduo alimentar, inflamação gengival, mau hálito e dor de dente.

Escovas dentais com cabeça pequena e cerdas macias são as mais indicadas. A cabeça da escova em tamanho reduzido facilita o alcance às superfícies dentárias de mais difícil acesso, proporcionando uma boa higiene. Já as cerdas macias associada à uma força leve evitam o atrito sobre os dentes e gengiva e impede que haja a retração gengival e consequentemente a ocorrência de sensibilidade. É importante que toda escova seja trocada a cada 90 dias ou quando for observado que as cerdas estão danificadas.

Portanto, a escova e o fio dental são ótimos aliados para uma boa higiene bucal e são suficientes para mantê-la. Qualquer dúvida consulte seu dentista.