baby

Crianças – pasta de dente com ou sem flúor?

Há alguns anos atrás era comum a recomendação dos dentistas a usar pastas sem flúor em crianças com idade abaixo de 5 anos, mas desde 2008 pesquisas científicas têm relatado que é possível o uso de pasta de dente fluoretada em crianças menores que 5 anos desde que administrada em quantidades pequenas e a escovação ser realizada com a supervisão de um adulto.

 

A utilização de uma dose segura de pasta fluoretada, mesmo que a criança não saiba cuspir, não causará fluorose ou complicações e intoxicações gástricas.

 

O principal benefício do flúor em contato com os dentes envolve a prevenção de cárie precoce, pois o dente torna-se mais resistente às ações bacterianas.

 

Mamães fiquem atentas: quando nascer o primeiro dente já pode começar a usar pasta de dente com flúor na concentração de 1100 PPMs (essa concentração de flúor é indicada atrás da embalagem da pasta de dente).

 

A quantidade da pasta de dente deve ser de:

 

Até 2 anos – meio grão de arroz cru;

 

De 2 a 4 anos – um grão de arroz cru;

 

A partir de 4 anos – um grão de ervilha.

 

É indicado o ensinamento da criança a cuspir desde o nascimento do primeiro dente, pois quanto menos pasta de dente ingerir melhor.

 

Para saber exatamente qual a pasta de dente ideal para o seu filho, procure um Odontopediatra desde o seu primeiro mês de vida. Ele vai esclarecer todas as suas dúvidas.