Aura-Odontologia_123064297

Quando extrair os terceiros molares (sisos)?

Os terceiros molares são os últimos dentes a nascer e isso ocorre por volta dos 18 anos, é conhecido como dente do juízo justamente por causa da idade em que ele começa a aparecer e seria supostamente a idade em que as pessoas iriam adquirir juízo.

Nossos ancestrais possuíam musculaturas faciais fortes e ossos maxilares bem desenvolvidos para suportar todos os dentes, devido à necessidade da mastigação de alimentos mais fibrosos e mais duros.

Com o passar dos anos, os alimentos tem se tornado mais macios e não requerem uma força mastigatória tão grande. Com isso, os ossos faciais não são estimulados a crescer e muitas vezes acaba faltando espaço para o nascimento dos terceiros molares.

Não são todas as pessoas que precisam fazer a extração desses dentes, existem algumas indicações:

– Quando o terceiro molar não conseguiu erupcionar na boca (“nascer”) e encontra-se dentro do osso. Muitas vezes, além do dente estar incluso ele também está impactado, ou seja, existe osso ou dente bloqueando seu caminho de erupção;

– Quando o dente, apesar de erupcionado, está em uma posição atípica, atrapalhando a função mastigatória ou causando dor. A dor causada normalmente é decorrente da dificuldade de higienização na região do dente. A gengiva ao redor inflama causando muito desconforto;

– Quando o dente, devido à sua posição mais posterior na arcada dentária, está com severa lesão cariosa e sua restauração ou tratamento de canal são contra-indicados.

Para um correto diagnóstico é necessária a avaliação clínica e a realização de alguns exames.

Consulte seu dentista.