Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que diagnostica, previne e trata os problemas relacionados ao mau posicionamento dos dentes e das estruturas da face (ossos e tecidos moles). Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente não permitem uma boa higienização, favorecendo o aparecimento de cáries, inflamações gengivais e acúmulo de tártaro,  podendo levar a perda dos dentes afetados. As más posições dentárias ainda podem causar dores de cabeça devido a uma sobrecarga aos músculos da mastigação, disfunção temporomandibular e prejudicar esteticamente o paciente.

 

O tratamento ortodôntico tem o objetivo de proporcionar uma boca mais saudável, melhorar a mastigação, a fonação e a estética facial e do sorriso.

 

Os aparelhos utilizados podem ser os removíveis ou fixos. Em relação aos aparelhos fixos existem duas opções: os metálicos e os de porcelana. Os aparelhos fixos de porcelana são procurados por pessoas que buscam a estética e discrição justamente por esse aparelho ficar quase imperceptível.

 

O estudo de um problema que o paciente venha a apresentar requer um profissional com conhecimento científico que irá diagnosticar e planejar adequadamente o caso.

 

Para o planejamento do tratamento ortodôntico são necessárias a avaliação clínica inicial do paciente e exames complementares: fotos, radiografias e modelos de gesso. Com base na primeira consulta e nos exames complementares, é estudado o caso e elaborado um plano de tratamento para que ele seja exposto ao paciente numa segunda consulta.

 

Apenas um dentista ou ortodontista poderá determinar a necessidade de um tratamento ortodôntico.

 

Na Alessi Odontologia contamos com profissional especializada na área para melhor atendê-lo.